O sofrimento real modifica as pessoas – Semíramis Alencar

Verdade maior: só o sofrimento real modifica as pessoas. Você pode não acreditar, mas isso é verdade. Enquanto você não sofre de dor física, saudade, incerteza, necessidade ou com a dor de quem você ama, você não se modifica.
Você fica preso aos seu próprio mundinho, seus egoísmos e sua vaidade. Não se coloca no lugar do outro, não aceita as pessoas como elas são de verdade, assim, não há empatia. Se prende à pequenas birras e apegos desnecessários.
Quando verdadeira dor vem nos visitar, você perde certas ilusões: a de comandar, a de ser melhor que os outros, a de ser independente e de não precisar de ninguém. Você passa a não querer acumular tantas coisas e começa a se desprender de coisas materiais, pessoas, opiniões e preconceitos…
Na dor há uma libertação do ego em relação a tudo que nos cerca, então, passamos a compreender que:
  • Caixão não tem gaveta; quem está a beira da morte ou realmente preocupado com a saúde dos seus no porvir não tem tempo, nem disposição para pensar em acúmulo de bens…
  • O dinheiro vem, o dinheiro vai embora – e isso só passa a ter importância se usamos com sabedoria, reservando uma parte para ajudar outros (o óbolo da viúva);
  • Os filhos não são nossos – deixe-os livres para voar e não cortem suas asas!! eduque, mas não limitem seu ser;
  • Quem está conosco está porque te ama e não porque é sua propriedade;
  • O corpo humano é uma estrutura tão frágil que, de uma hora para outra, quem está ao nosso lado pode nos deixar, sem avisar, sem mesmo a gente notar que já havia algo errado;
  • Os verdadeiros amigos não aparecem nas festas ou no cotidiano, entretanto, quando você mais precisa eles surgem do nada, te oferecendo a mão amiga, o consolo, o abrigo e o que você precisa.

E acredito que essa seja a corrente da vida: se você quiser ser verdadeiramente livre aceite as dores e limitações que te acontecerem sem resistências… o tempo cura quase tudo… e tudo será mais fácil se você simplesmente se desapegar.

Semíramis Alencar

07/07/16
seja-livre-620x350

2 comentários

  1. sealencar disse:

    Obrigada, Gabriel… foi mais um desabafo do que propriamente um texto. Um abraço, fico feliz que esteja gostando do conteúdo

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ótimo texto!

    Parabéns pelo blog e pelo conteúdo!😀
    Ja estou te seguindo, aguardo sua visita!
    Beijoss

    Curtir

Os comentários estão encerrados.