Christina em Vermelho – fotos centenárias mostram os primórdios da fotografia color ida num ensaio delicadíssimo

em

Nós imaginamos o passado em preto-e-branco, mas Mervyn O’Gorman estava tirando fotos de cor usando placas de vidro revestidas de fécula de batata em 1913. O nome técnico para este processo é autochrome, e O’Gorman usou para tirar belas fotos de sua filha Christina vestindo vermelho na zona rural britânica. Como as fotos contêm pouco para dar a sua época de distância, eles parecem ser de nenhum período específico, são fotos quase que atemporais.
Estas fotos e a tecnologia por trás delas estão os dois projetos paralelos curiosos, nenhum deles sendo a invenção primária ou ocupação dos seus autores. Autochrome foi patenteada em 1903 pelos irmãos lumier na França, que eram mais famosos por seu trabalho com cinema; Mervyn O’Gorman é mais conhecido como um pioneiro automobilismo e um dos maiores engenheiros aeronáuticos britânicos de sua época.
Mervin morreu em 1958. Não há detalhes ainda da vida de Christina, mas as fotos de 1913 continuam a ser um belo exemplo do que pode acontecer por acidente.

early-cor-photography-1913-christina red-Marvyn ogorman-7
early-cor-photography-1913-christina red-Marvyn ogorman-3
early-cor-photography-1913-christina red-Marvyn ogorman-5
early-cor-photography-1913-christina red-Marvyn ogorman-4
early-cor-photography-1913-christina red-Marvyn ogorman-1

early-cor-photography-1913-christina red-Marvyn ogorman-8
early-cor-photography-1913-christina red-Marvyn ogorman-6
early-cor-photography-1913-christina red-Marvyn ogorman-2

Anúncios