Conheçam Venus, a gata de duas faces

em

MUNDO DOS ANIMAIS > GATOS > ARTIGO: VÉNUS, A GATA DAS 2 CARAS

Vénus, a Gata das 2 Caras

Quimera, gato de duas faces

Vénus é a gata do momento. A sua história, fotografias e origem genética tornaram-se virais na Internet por motivos óbvios – é uma raridade, um insólito e um animal de uma estranha beleza e elegância. Um gato fantástico, como podem apreciar pelas fotos e comprovar pelos vídeos mais em baixo.

Vê também: Gato de 26 dedos inspira campanha

Quimera, gato de duas faces

Quimera, gato de duas faces

A cara da Vénus está dividida de forma perfeita, como se alguém tivesse fundido um gato preto com um gato tricolor. Também se dá o caso de ter uma heterocromia completa, ou seja, cada olho tem a sua cor.

Quimera, gato de duas faces

A explicação para as “duas caras” – diferente do gato que tem literalmente duas caras – reside na genética. Chama-se quimerismo e o animal é considerado uma quimera. Em termos simples, a quimera é resultado de dois conjuntos de células diferentes que se juntaram durante o desenvolvimento embrionário.

Quimera, gato de duas faces

Quimera, gato de duas faces

Normalmente, a quimera é formada a partir de quatro células parentais, que podem ser dois óvulos fertilizados ou dois embriões, que num dado momento se fundem. Apesar do resultado ser um só organismo, vai conter as características distintas que já se estavam a formar nos embriões outrora independentes, resultando numa mistura bizarra como esta que podemos ver na Vénus, que aparenta ser metade gato preto e metade gato laranja/tricolor.

 

http://www.mundodosanimais.pt/gatos/venus-gata-duas-caras/

 

Anúncios