Esculturas hiperrealistas de Ron Mueck chegam ao Brasil em março de 2014

Esculturas hiperrealistas de Ron Mueck chegam ao Brasil em março de 2014

Publicado por 

TRABALHO COM FORTE IMPACTO VISUAL E HUMANO TERÁ EXPOSIÇÃO NO RIO DE JANEIRO

71582752

Impossível não se sensibilizar com as esculturas do artista Ron Mueck. Usando como base resina, fibra de vidro, silicone e diversos outros materiais, ele cria reproduções perfeitas de seres humanos em escalas maiores ou menores que a realidade, com uma riqueza de detalhes – fios de cabelos, rugas, marcas de expressão, veias – impressionante.

71582751

Australiano de nascimento, Ron Mueck começou a carreira construíndo bonecos para programas de TV e filmes. A partir de 1996, fez a transição para o circuito de arte com esculturas completas que podem ser apreciadas de qualquer ângulo, reproduzindo situações que nos fazem pensar sobre a existência humana e a relação entre as pessoas.

142969177

Sua última exposição estreou em 2013 em Paris, e nesse momento está em Buenos Aires – a primeira vez em que suas obras são exibidas na América do Sul. Entre os dias 19 de março e 01 de junho de 2014, ela estará no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, na região do Aterro do Flamengo. Há a expectativa de que a mostra chegue a São Paulo, mas ainda não há data nem local confirmados.

98739447

A exposição atual inclui três novas esculturas, e exibe um documentário sobre o processo de trabalho de Ron Mueck. Para quem gosta de se sentir envolvido com arte de uma maneira profunda e quase assustadora, trata-se de um programa obrigatório na agenda do próximo ano.

Mais algumas obras de Ron Mueck

33392_3

ron-mueck-91

Ron-mueck-arte-hiperrealista-cartier-paris-3

ron-mueck-myphd

Melbourne-Australia-Schoo-002.jpg Fonte: Static.guim.co.uk

Muito já se falou das esculturas hiperrealistas de Ron Mueck. Mas pouco se fala das reações que elas causam no público que as vê. Ao entrar em uma exposição do artista, deve-se estar preparado, não somente para a experiência de vivenciar uma arte,mas para a experiência de conhecer o outro e reconhecer a si mesmo. Atualmente em exibição na Fundacion Proa em Buenos Aires, a exposição conta com algumas obras que impressionam o público e ao final um vídeo que mostra como o artista lida com suas obras no dia-a-dia, como as constrói e as estuda.

6451482_dzTcN.jpeg Fonte: fotos.sapo.pt

16nov2013---visitante-observa-a-escultura-mascara-2-durante-exposicao-do-escultor-australiano-ron-mueck-na-fundacao-pra-em-buenos-aires-argentina-neste-sabado-16-a-mostra-reune-nove-escult.jpg Fonte:noticias.bol.uol.com.br

As primeiras esculturas que temos contato, são esculturas de tamanho reduzido, mas de semelhança com o real tão impressionante que é como se estivéssemos vendo um ser-humano “de verdade” encolhido, elas possuem não somente todos os traços verdadeiramente iguais aos nossos, elas possuem expressões de dor, de timidez, de curiosidade e seus corpos se contraem como se fossem verdadeiros seres humanos, porém em escalas “erradas”. Durante minha visita, após alguns minutos observando a figura a minha frente, passo a observar as novas pessoas que chagam a sala de exposição, e estas me parecem de certa forma, elementos mais interessantes de se observar que a própria obra. Suas expressões mudam de uma forma brusca ao encarar os “pseudo seres humanos” criados por Ron Mueck. E então passo horas ali, observando as pessoas que entram e saem da sala, olham, falam, riem e se assustam com cada detalhe daqueles corpos esculpidos pelo artista.

two-women1.jpg Fonte:http://fractalenlightenment.com/

A segunda parte da exposição, é uma ampla sala que contempla uma única escultura. O casal de idosos sentado abaixo do guarda-sol. Esta é de tamanho fenomenal, deve ter uns 4m de altura (não me lembro ao certo) mas ao encarar esta escultura, me vejo mergulhada em algum local esquecido dentro da minha mente. É como se ali eu pudesse me reencontrar com o meu passado, o meu presente e o meu futuro. As expressões e os sentimentos do casal não eram somente realistas naquela escultura, pra mim, elas estavam vivas, era como se eu pudesse vê-los respirar.

playa-800x600.jpg Fonte:http://www.revistamagenta.com/

Em um segundo, escuto um comentário da pessoa ao lado, e me dou conta de que as pessoas que eu observava nas salas anteriores agora podiam me observar e que meus sentimentos e minhas expressões já não eram mais somente minhas elas já faziam agora parte daquele espaço e daquelas obras que todos compartilhávamos. Seguimos então adiante admirando, as seguintes obras que reproduziam e espelhavam homens, animais, suas expressões e sentimentos.

Muek1.jpg Fonte:pr.publico.pt

Ron-Mueck-exposicao-paris-20130415-65-size-598.jpg Fonte:abobadariodamedia.blogspot.com.br

Aos que desejam conhecer a obra do artista, a exposição passará pelo Brasil em 2014.

© obvious: http://lounge.obviousmag.org/sobre_lacos_/2014/02/o-outro-lado-da-escultura-de-ron-mueck.html#ixzz2ujcBtOjK
Follow us: obviousmagazine on Facebook

http://www.oversodoinverso.com/incriveis-esculturas-super-realistas/

http://vocarecom.wordpress.com/2014/02/27/esculturas-hiperrealistas-de-ron-mueck-chegam-ao-brasil-em-marco-de-2014/ 

Esta é uma galeria com as incríveis obras de Ron Mueck, onde inclusive é mostrado a parte de criação de uma das esculturas. Vale a pena conferir! :D













2 comentários sobre “Esculturas hiperrealistas de Ron Mueck chegam ao Brasil em março de 2014

Os comentários estão desativados.