Você consegue escrever um livro em um mês? #NaNoWriMoBr

Você consegue escrever um livro em um mês? #NaNoWriMoBr

by Anastácia Ottoni

Em 1999, o mês de Novembro passou a ter um significado mais instigantes aos escritores norte americanos, se tornando o National Novel Writing Month (Mês Nacional da Escrita de um Romance – tradução livre), e desde então cada vez mais pessoas se juntam a esse objetivo que como o próprio nome diz: consta em escrever um livro de 50.000 palavras em apenas um mês.
A comoção lá fora é tanta, que livrarias e coffee-shops colam o selo na entrada “Write your novel here” (Escreva seu romance aqui). Com o sucesso da proposta, outros países começaram a adotar essa ideia para o mês de Novembro, e nós do Literatortura queremos convidar vocês, leitores, a participar conosco do NaNoWriMo este ano. Um grande número de colaboradores está participando e já estão lá no fórum oficial. Seria interessante poder ter essa troca de ideias e incentivo à escrita durante esse mês de Novembro com vocês – ao final, você pode curtir nossa página que acompanhará o #naNoWriMo.

Para participar basta acessar ao fórum do NaNoWriMo (nanowrimo.org), e lá você terá toda a ajuda que precisa para ter inspiração e principalmente foco nesse período que exige muita escrita.
Gostaria de ressaltar que é necessário apenas escrever a primeira versão do original, sem revisões. O que importa em Novembro é ter a história – com um mínimo de 50.000 palavras, claro. Vale colocar em foco que mais de 250 livros criados em NaNoWriMo já foram publicados, sendo um deles Água para elefantes que chegou a ter uma adaptação para as telas do cinema.
No fim, o NaNoWriMo não deixa de ser um ótimo exercício de escrita e foco, afinal, são apenas 30 dias para muitas palavras. Autores como Neil Gaiman dentre outros, participam todo o ano. Preparem os dedos, e comecem a pensar em plots para o seu romance.

Que tal vocês nos ajudarem a trazer essa ideia para o Brasil? Usem a hashtag #NaNoWriMoBr para que possamos acompanhar o progresso de vocês, e vocês o nosso.

Desafio aceito?

Nota do editor: Há um tempo eu já queria abrir algo do tipo – inclusive, transformar em audiovisual (o que deverá acontecer lá por dezembro) –, uma página onde vou relatando (as minhas e de outros) façanhas como escritor. Por isso, o nome “Diário informal de um suposto escritor”, que é um projeto pessoal. Aproveitei o #NaNo para inaugurá-lo. Então, curte lá, passa o mouse pelo “curtir”, vai abrir um menuzinho, adiciona aos seus interesses e, se possível, clique em “Configurações” -> “Receber todas as notificações”. Dede já, muito obrigado | Gustavo Magnani

Diário informal de um suposto escritor

Anúncios