15 de Outubro – Dia do Professor

Dizem que ser professor no Brasil é um suicídio, um masoquismo ou mesmo profissão de gente que não se decidiu por algo melhor, mas eu realmente não acredito nisso, porque ser professor é um ato de fé.

Não é só por falta de opção, para ser professor você tem que ter algo em mente e ter esse desejo de passar o conhecimento para frente.

Educar é conquistar os corações, mas também é mostrar o caminho e impulsionar revoluções. É discorrer a teoria e saber enxugar lágrimas; pegar as mãos trêmulas e inseguras e guiá-las rumo a um novo despertar.
Ser professor é saber se doar, mas também saber cobrar; exigir, corrigir, amparar.
Ser professor é saber enxergar as mazelas do mundo e se engajar, se recusar ao depósito de conhecimento estéril e propôr a transformação social.

Sêzinha e alunos 2012
Sêzinha, professores e alunos 2012

Ser professor é ter ideal; é ser artista no quadro negro, saber desenvolver esquemas que problematizem o conhecimento e, dessa forma, fazer com que o aluno faça o mesmo.

É o palestrante sagaz que prende seus alunos pelo dom da oratória perfeita, o ator que surpreende pelo inesperado; o poeta inspirado, o filósofo, músico, psicólogo, contador de histórias… e quantas histórias esse profissional pode contar…

Enfim, ser professor é uma profissão divina, mesmo que ainda não seja muito favorecida, mas é o que acontece nas coisas mais importantes da vida…

100_4068
Turma de Licenciatura em Pedagogia – UFLA – Cambui-MG

Feliz Dia dos Professores – um dia de conscientização sobre nosso papel no mundo.
prof 3

 

Se Alencar é professora/pedagoga, tutora a distância e criadora de materiais e conteúdos para EaD.

 

Anúncios