Surpresa!!!!

Surpresa!!!! Esse post foi deletado!!!!

Olha nesse blog há um monte de assuntos legais demais para vc ver !!!!!

Criem Juizo

 (bem, se vcs soubessem o que ele come, não é mesmo?)

Se

Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária
Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004
Sexualidade e Adolescência: É Preciso Vencer os Tabus
Área Temática de Educação
Resumo
A sexualidade é inevitável, inexorável e irremovível no ser humano desde o nascimento sendo
na adolescência que ela começa a ser vivenciada com mais intensidade. Objetivos: O objetivo
deste trabalho foi refletir e construir significados juntos as percepções e representações das
adolescentes sobre a sexualidade, prevenção e contracepção.Utilizou-se a metodologia numa
perspectiva de intervenção, utilizando-se de oficinas educativas sobre os temas da
sexualidade, abrangendo desde a temática gênero, até prevenção de infecções sexualmente
transmissíveis/aids e gravidez não planejada, buscando conhecer o nível de conhecimento das
adolescentes sobre os temas abordados a cerca do assunto. Os resultados indicam que os
métodos contraceptivos mais conhecidos pelas adolescentes são método hormonal (pílula) e a
camisinha masculina, esta concebida para prevenir as infecções sexualmente
transmissíveis/aids, como para evitar a gravidez. Nota-se que pouco conhecem e conversam
sobre sexualidade na escola, tampouco nas famílias. Concluímos que das representações de
gênero transmitidas perpassam a idéia que ao homem pertence integralmente o espaço público
e à mulher o espaço privado, contudo a necessidade de abordagem sobre o assunto é
fundamental desde a família à escola.
Autores
Macilene Severina da Silva, Graduanda de Economia Doméstica
Marcelo Rodrigues da Silva, Graduando de Economia Doméstica
Maria de Fátima Paz Alves, Prof. Ms. do Departamento de Ciências Domésticas
Instituição
Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Palavras-chave: sexualidade; adolescentes; gênero.
Introdução e objetivo
Podemos entender a adolescência como uma fase de indefinição, de transição, e ainda,
um período passível de conflitos e crises, porém um período de busca de liberdade. Enderle
(1998) comenta que a adolescência é tomada no ocidente “como um período crítico” e até
como uma crise de independência para afirmar-se a si próprio. A adolescência por sua vez
apresenta características psicológicas não necessariamente universais, que se diferenciam em
contextos culturais distintos. A puberdade é um fenômeno universal, para todos os membros
de nossa espécie, como fator biológico.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu na Reunião sobre Gravidez e Aborto
na Adolescência, em 1974, um conceito de adolescência, caracterizada como uma fase do
desenvolvimento humano em que:
“a. O indivíduo passa do ponto do aparecimento inicial dos caracteres sexuais
secundários para a maturidade sexual.
b. Os processos psicológicos do indivíduo e as formas de identificação evoluem da
fase infantil para a fase adulta.
c. Ocorre uma transição do estado de dependência econômica total a outro de relativa
independência” (OMS, 1975 apud REIS, 1993). Analisando o exposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) podemos notar que
ela contempla a adolescência desde o aspecto biofisiológico, psicológico até o social.
Na adolescência fatores de ordem biológica, psicológica e social estão concorrendo
para a formação da identidade sexual. Fatores biológicos desencadeados pelas secreções de
hormônios vão provocar alteração no corpo, desde o crescimento e desenvolvimento das
características sexuais secundárias até a maturação do aparelho reprodutor, tornando homens
e mulheres aptos para a reprodução. Estas mudanças são sentidas também na esfera
psicológica visto que as alterações no esquema corporal fazem com que o(a) adolescente
tenha que reestruturar em nível intrapsíquico a representação de seu próprio corpo.
No âmbito social, uma gama variada de estímulos atinge os(as) adolescentes. Nos
últimos tempos, principalmente, eles(as) são provenientes dos meios de comunicação de
massa. A velocidade e a intensidade de penetração com que esses meios atingem as culturas
têm sido muito intensas chegando a suplantar a possibilidade de assimilação e a distorcer
culturas tradicionalmente estáveis, de qualquer forma, o ambiente sociocultural tem se
mostrado mais receptivo aos temas da sexualidade (DUBEUX, 1998).
Sendo a sexualidade o eixo em torno da qual vai progressivamente se estruturando a
identidade adulta é na adolescência que se busca sua afirmação.
O termo sexualidade designa: a condição de ter sexo, de ser sexuado. Assim, a
condição da sexualidade humana é inevitável, inexorável e irremovível. Em nenhum momento
de sua existência a pessoa encontra-se isenta de sexualidade. Desde o nascimento, a criançafêmea e a criança-macho passam a receber influências socioculturais através da família (ou
instituição que a substitua), ampliando o conceito de sexualidade para o chamado sexo da
criação. Assim, passam a existir “meninas” e “meninos” onde havia “fêmeas” e “machos”
respectivamnete (RIBEIRO, 1993).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a sexualidade humana é parte
integrante da responsabilidade de cada um. A sexualidade não é sinônimo de coito e não se
limita à presença ou não do orgasmo. É energia que motiva a encontrar o afeto, contato e
intimidade, e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas se
tocam e são tocadas (BOLETIM, 2000).
O ser humano nasce com um sexo, mas os comportamentos, desejos e sentimentos têm
uma ligação direta com a forma como as relações de gênero estão organizadas na sociedade.
Dubeux (1998) enriquece esta última sentença afirmando que embora o ser humano possua
impulsos sexuais como qualquer outro mamífero, a sexualidade humana é tecida nas malhas
da cultura e vai se constituindo na relação com o grupo cultural em que está inserido.
Viver a adolescência e aprender a lidar com a força da sexualidade numa sociedade
que passa por grandes transformações como a nossa, é particularmente desafiador (SILVA,
SILVA & DUBEUX, 2003).
Geralmente as informações transmitidas aos jovens sobre sexo costumam fundir aos
aspectos relativos a reprodução humana com informações sobre sexualidade. Ensina-se sobre
espermatozóides, óvulos, ovários, fecundação, gestação e parto e nada ou bem pouco sobre o
coito, o orgasmo, a relação sexual, a anatomia do prazer ou ainda os meios de prevenção das
doenças.
Para Dubeux, (1998) a questão da educação sexual se insere confortavelmente em
qualquer estudo sobre o período da adolescência. Ela faz distinção entre educação sexual e
orientação sexual dizendo que costumeiramente ambos os termos são usados na linguagem
corrente, mas podem ser diferenciados entre si. Educação é um processo ao qual todos somos
submetidos. Caracteriza-se por ser um processo ininterrupto através do qual vamos formando
nossa opinião, desfazendo-nos de coisas que nos parecem superadas e transformando nossos
pensamentos. Quanto à orientação, ela tem um caráter formal, sistematizado e temporário.
Várias instituições estão ligadas ao processo de educação sexual, tais como: a família, a escola, a igreja, a mídia e o grupo de pares com os quais os(as) jovens interagem direta e
indiretamente.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sugerem uma reflexão acerca da
temática da sexualidade como tema transversal no currículo das escolas de ensino
fundamental e médio, em virtude de mudanças comportamentais em relação às práticas
sexuais dos (as) adolescentes e jovens. Sendo uma manifestação presente desde o nascimento
até a morte assume formas diferentes a cada etapa do desenvolvimento humano, sendo
construída ao longo da vida. Se por um lado sexo é a expressão biológica e define um
conjunto de características anatômicas e funcionais (genitais e extragenitais), a sexualidade,
entendida de forma bem mais ampla, é expressão cultural. Cada sociedade desenvolve regras
que se constituem em parâmetros fundamentais para o comportamento sexual das pessoas.
Isso se dá num processo social que passa pelos interesses dos agrupamentos socialmente
organizados e das classes sociais, influenciado pela ciência, religião, mídia e sua resultante é
expressa tanto pelo imaginário coletivo quanto pelas políticas públicas, coordenadas pelo
Estado.
Em experiências de educação sexual vivida por Ribeiro (1993), verificou-se que os
(as) alunos (as) se aproximavam cada vez mais das discussões que falavam das emoções, dos
medos e prazeres que sentiam, em comparação àquelas que tratavam apenas dos aspectos
biológicos e informativos. Este autor continua relatando que, informar só não basta. Nessa
perspectiva, compreendemos o trabalho de educação sexual não como um expositor de
disciplina, na qual se tem um programa a cumprir. Percebe-se que, com freqüência, mais
importante do que falar é estar preparado para ouvir, conduzir debates e possibilitar
discussões.
A sexualidade tem sido abordada, por vezes, de uma forma insuficiente e simplista,
disseminando uma concepção antiga que a articula com reprodução, referindo-se ao contato
entre os dois órgãos genitais e à penetração do pênis na vagina, restringido-a assim ao coito.
Além disso, pouca importância tem sido dada aos cuidados com a higiene corporal e
métodos contraceptivos, especialmente no que se refere ao uso dos preservativos, como
também a métodos profiláticos para com as doenças sexualmente transmissíveis, em geral,
Aids, em particular (RIBEIRO, 1993).
Essa reprodução assistemática da orientação sexual resulta da influência dos agentes
que não têm a intenção declarada e deliberada de educar pensamentos tais como, em suas
múltiplas campanhas nem sempre se dirigem adequadamente ao público jovem. Em geral não
se considera também que as questões referentes à sexualidade não se restringem ao âmbito
individual. Pelo contrário, para compreender comportamentos sexuais e valores pessoais
serão necessários contextualizá-los social e culturalmente (PARKER, 1996).
No trabalho com jovens, especialmente no que diz respeito à sexualidade com
adolescentes, o imprescindível é que se parta com toda a atenção e respeito à realidade deles
(as), e que não seja enfocado apenas aquilo que consideramos importante para eles(as) ou o
que pensamos que eles(as) gostariam de ouvir. Esse tipo de abordagem, fundamentada na
perspectiva construtivista, centrada na realidade histórico-cultural do público alvo, faz com
que os (as) jovens se sintam sujeitos participativos em todo o processo de aprendizagem,
possibilitando esclarecimentos satisfatórios de tudo o que aflora em forma de dúvidas. A
partir dessa perspectiva é que trabalhamos com as adolescentes.
Cada vez mais adolescentes iniciam mais cedo sua vida sexual. As estimativas são
alarmantes no que se refere ao número de adolescentes e jovens grávidas e contaminadas (os)
com o vírus da aids. A presença da aids atualmente, relacionada aos comportamentos sexuais,
traz um alerta às famílias, a escola, ao estado, à sociedade em geral quanto à quebra de
“embaraços”, tabus e preconceitos quando for abordar sobre o tema sexualidade.Falar de prevenção, na perspectiva da aids significa abordar, não apenas a temática da
sexualidade, mas abordá-la dentro de uma contextualização de práticas sexuais.
A epidemia da aids no Estado de Pernambuco teve início em 1983 e vem apresentando
tendências crescentes nas variadas amplitudes da doença. Quanto à categoria de exposição
observa-se um crescente aumento do HIV/aids entre heterossexuais e destaca-se também o
aumento de infecções entre mulheres refletindo e reproduzindo a feminização da epidemia já
alarmante no território nacional.
No mundo até 100 milhões de adolescentes são infectados por uma Infecção
Sexualmente Transmitida (IST) curável por ano e 40% das novas infecções por HIV ocorrem
na faixa de 15 e 24 anos. Segundo estimativas, cerca de 800 casos novos de infecção por HIV
acontecem todos os dias na faixa da adolescência (BOLETIM, 2000).
Todos estes dados implicam numa reflexão onde se percebe que muitos dos adultos
hoje infectados pelo HIV adquiriram o vírus ainda na adolescência muitas vezes por falta de
orientação e de conhecimento.
Pirotta, (1998) em estudos desenvolvidos com mulheres em idade reprodutiva,
identificou que este início se dá na maioria das vezes sem qualquer tipo de orientação sexual
ou de acesso aos serviços de saúde, fazendo com que tabus, medos e preconceitos façam parte
da vida sexual destas adolescentes e jovens.
Nas questões mais diretamente ligadas à sexualidade humana, a perspectiva de gênero
está inevitavelmente presente, pois a definição e vivência da mesma vai depender unicamente
da forma como as relações de gênero estão organizadas na sociedade.
Heiborn (1999) descreve gênero como sendo uma categoria fundante no modo como a
experiência sexual é vivenciada pelos sujeitos na medida em que as trajetórias masculinas e
femininas são radicalmente distintas, não pelas diferenças estampadas em seus respectivos
corpos, mas sobre tudo em função da maneira como as expectativas e as aspirações em
relação à experimentação sexual são marcadas pelo gênero da tradição ocidental.
Acerca do contexto da sexualidade, gênero pode ser entendido a partir das formas
através das quais as diferenças e semelhanças relacionadas com a sexualidade são
compreendidas, discutidas, organizadas e praticadas pelas sociedades, que vão além do
reconhecimento dos significados físicos e de ser homem ou mulher, incluindo também a
compreensão do corpo e da sexualidade, o que requer um exame de fatores culturais e
históricos e não simplesmente uma inspeção de genitais. Podemos então entender que, gênero
é mais do que a maneira como as pessoas se relacionam, na medida em que transcende a
forma como elas são rotuladas pela sociedade em função de serem homens ou mulheres.
Gênero é todo um jeito de olhar, de se relacionar, de compreender a realidade e, portanto, é
algo que vai influenciar o modo de agir de cada indivíduo.
É nas relações sociais que se definem, por exemplo, os padrões de relação de gênero, o
que homens e mulheres podem ou não fazer, por assim serem, e, principalmente, quais
deverão ser os direitos da cidadania ligados à sexualidade e reprodução (PCN, 1998). Assim,
as desigualdades de gênero contribuem para a consolidação de fortes barreiras dificultadoras
do trabalho preventivo e educativo nas áreas de saúde sexual e reprodutiva e da inclusão da
sexualidade, causando, portanto muitas opressões.
Objetivos
Geral:
Compreender como as adolescentes vivenciam e representam sua sexualidade.
Específicos:
• Identificar a concepção das adolescentes acerca da sexualidade;
• Analisar o grau de conhecimento sobre os métodos contraceptivos e
preventivos; • Perceber a forma do uso destes métodos nos relacionamentos das jovens e
adolescentes.
Metodologia
A metodologia utilizada foi a que proporcionou a compreensão dos valores incutidos
nas adolescentes, onde visualizou-se uma melhor aplicabilidade da intervenção e orientação
educativa.
Recife, capital de Pernambuco, tem uma extensão de 220 km
2
, uma população de
1.422.905 milhões de pessoas, deste número 143.700 são do sexo feminino e se encontram na
faixa etária de 10 a 19 anos e 142.887 de 20 a 29 anos. Situado ao nível do mar, possui 94
bairros divididos em seis (RPA’s) Regionais Políco-Administrativas (IBGE, 2000,
http://www.recife.pe.gov.br, http://www.datasus.gov.br).
A área onde o trabalho realizou-se foi na comunidade Sítio do Berardo situa-se no
bairro do Prado, e está inserido na 4ª Regional Político Aministrativo (RPA – 4). Possui em
média 7.800 habitantes (IBGE, 2000, http://www.recife.pe.gov.br). A comunidade apresenta
características comuns aos aglomerados de baixa renda, originários de invasões e ocupações
de terras, predominantes no Município, nos quais podemos destacar: o baixo nível de
informação, renda e escolaridade.
A comunidade organiza-se em 5 associações de bairro, possui uma escola municipal e
não possui posto de saúde e a prevalência de gravidez e mães solteiras/ maternidade solitária
na adolescência é notória, fator que contribuiu para a realização deste trabalho.
As técnicas inutilizadas foram a observação participante e a realização de oficinas.
Nas oficinas foram utilizados recursos áudio-visuais tais como: vídeo sobre
sexualidade, mulher e aids. Também foram utilizados como estratégias didáticas: dinâmicas
de grupo com textos para discussão e elaboração de cartazes com colagens, exposições orais
do resultado dos trabalhos em grupo. Também foi discutida a prática do uso correto dos
preservativos masculino e feminino distribuindo-se panfletos informativos/ ilustrativos sobre
a temática de prevenção das ist’s e aids.
As oficinas tiveram duração de quatros horas e foram realizadas em dois momentos
com as adolescentes da comunidade e a participação das adolescentes do (PETI) Programa de
Erradicação do Trabalho Infantil perfazendo um total de 18 adolescentes. As adolescentes do
PETI participaram das oficinas por estarem na fase da adolescência, morarem no Sítio do
Berardo e a temática da sexualidade estar contemplada no programa didático.
Inicialmente foi aplicada uma dinâmica de apresentação para haver um entrosamento
do grupo, sendo em seguida exposto o objetivo da oficina sobre sexualidade. Dividas em dois
grupos, as adolescentes discutiram um texto sobre gênero e como parte do processo, os dois
grupos apresentaram os resultados, listando as coisas que as mulheres gostam de fazer e não
fazem por serem mulheres e as coisas que os homens gostam de fazer e não fazem por serem
homens e ainda apresentaram as vantagens e desvantagens de ser mulher e vantagens e
desvantagem de ser homem. Esta dinâmica possibilitou uma reflexão para perceber a divisão
de papéis que homens e mulheres assumem, bem como as atribuições de um e outro que são
construídas socialmente. Os outros momentos se deram em discussão no círculo abordando a
puberdade, namoro, gravidez não planejada, métodos contraceptivos, infecções sexualmente
transmissíveis/ aids e a prática dos preservativos masculino e feminino. Nesta etapa cada
adolescente vivenciou a colocação dos dois preservativos no modelo pélvico e no pênis de
borracha que fazem parte do material educativo utilizado.
Resultados e discussão
Como resultado de uma das dinâmicas as adolescentes declararam que o início da vida
sexual seria após encontrarem a pessoa certa e se sentissem seguras. As adolescentes conversam mais sobre sexo com suas amigas, apenas alguns assuntos
são tratados com as mães. Elas procuram amigas, na maioria da mesma idade para conversar,
tirar suas dúvidas, e até mesmo contar suas experiências sexuais. Verifica-se, portanto que
persistem padrões tradicionais em relação aos papéis, lugares e também temáticas que podem
ser abordados no grupo familiar. Onde, por sua vez finge-se ou se oculta que a sexualidade
não é uma possibilidade real ou mesmo um fato na vida destas. A sexualidade é concebida
pelas adolescentes como algo particular a cada pessoa.
Quanto ao conhecimento dos métodos contraceptivos e preventivos, as adolescentes
conheciam a camisinha masculina e já tinham ouvido falar da camisinha feminina; método
hormonal: pílula (algumas adolescentes referiram-se a ela como remédio); a injeção: método
injetável e a tabelinha, tidos como “calendário”. Diante do exposto, se a iniciação sexual se dá
sem a prática da contracepção e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis,
tampouco a aids, a adolescente engravida, e a adolescente assume uma maternidade náo
planejada e dependendo do caso, um casamento sem estruturação, bem como podem contrair
alguma ist/aids.
Conclusões
Concluímos que as adolescentes em sua maioria conhecem alguns métodos
contraceptivos, mas apesar disso há a necessidade que elas tomem conhecimento de outros
métodos que não seja apenas a pílula, a injeção, e a tabelinha. Nas oficinas que construímos
os demais métodos foram-lhes apresentados.
As adolescentes mostraram que suas visões sobre as diferenças entre ser homem e ser
mulher, revelam a existência de relações de poder impostas pela sociedade do homem sobre a
mulher.
O ciclo de amigos é o preferível para falar e saber questões referentes à sexualidade. O
que é dito na escola, informações sobre anatomia e processos orgânicos, na família (discurso
repressor), é na roda de amigos (em relação a família e a escola) onde si diz o que se quer
escutar. Neste sentido, é interessante que o grupo de amigo(as) e os traços nele existente em
função de seu potencial para a comunicação de informações adequadas encaradas nas
necessidades e desejos dos(as) jovens e adolescentes, ao pensar-se a intervenção neste grupo.
Referências bibliográficas
BOLETIM INFORMATIVO DST/AIDS. Diretoria de epidemiologia e vigilância Sanitária;
Diretoria executiva de epidemiologia, programa estadual DST/Aids. Secretaria de Saúde –
PE. Jan/Abr. 2000. Ano II, n
o
1.
DUBEUX, C. R. Quando o assunto é sexo. Dissertação de mestrado em Antropologia –
UFPE. Recife, 1998. 158p.
ENDERLE, C. Psicologia da Adolescência – uma abordagem pluridimensional. Porto Alegre,
Editora Artes Médicas, 1998.
HEIBORN, M.L. “Construção de si, gênero e sexualidade”. In: HEIBORN, M.L.(org).
Sexualidade: O olhar das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
PARKER, R. e BARBOSA, M. (orgs) Sexualidades brasileiras. Rio de Janeiro: Relume
Dumará: ABIAS/MS/UERJ, 1996. 235p.
PCN – Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas
transversais/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 436p.
PIROTTA, Kátia Cibelle Machado. Não há guarda-chuvas contra o amor: estudo do
comportamento reprodutivo e de seu universo simbólico entre jovens universitários da USP –
Faculdade de Saúde Pública, 2002.
RIBEIRO, Marcos (org.). Educação sexual: novas idéias, novas conquistas. Rio de Janeiro:
Rosas dos tempos, 1993. 413 p. REIS, A.O.A. O discurso da saúde pública sobre a adolescente grávida. Avatares. São Paulo,
1993.
SILVA, M. S. & SILVA, M. R. Tecendo a vida fio a fio. E a sexualidade também? Artigo
publicado no XVI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, Guarapari, ES.2003.

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50 comentários sobre “Surpresa!!!!

  1. eu acho que as meninas devem se xdar o respeito ,por que elas nao sao idotas desses meninos de hoje em dia ,e as maes no servem pra nada qficam so enfiando linguiça na cabeça das meninas, e naom para elas terem juizo
    porque um menino na escol apuxou a minha pulseira dourada e ele me obigou ,mais eu naum sou tonta dele para ele transar comigo!!!!!!!!!!!
    e outra se as meninas querem transar vai na esquina e ainda recebem um dinheiro !!!!
    suas tontas malditas ,idiotas se dem o respeito!!!!!!!!
    essa e a minha mensagem!!!!!!!!
    escutem e o mais importante se dem o respeito!!!!!!1
    amo tdo mundo!!!!!!1
    bjussssssss

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  2. Eu uso elas, acho as pulseiras muito bonitas. Os meninos da minha escola sacaneiam as meninas, arrebentando as pulseiras delas ¬¬’ acho isso a maior besteira. Ontem mesmo dia: 25/02/2010 , um menino veio para arrebentar a minha pulseira rosa, cheguei e dei um tapa na mão dele, ele ficou sem jeito! Mais bem feito! Com essas pulseiras, os meninos ficam muito folgados, e atrevidos!

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  3. Aí, Nayra! que educação, hein??!!!! Puxa, mulata só não considerei seu comentário pois era muita cultura pro meu espaço! eu iria ficar muito abaixo do seu alto nível intelectual e moral!!!

    Aí fofura, já está sendo rastreada! 🙂

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  4. eu acho isso um absurdo pq as pulseiras naum vinherão (nãoseria vieram?!) com a intenção desses signeficados(significados?!), o povo que coloca

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  5. sou adolescente mas minha mãe não deixa usar essas pulseiras e eu principalmente não gosto além de que por quer sou evangélica e isso seria errado para mim mas não é por obrigação que eu não uso é por quer tenho vergonha na minha cara por quer isso é falta de carater da pessoa que por quer sabe se quebrar vai ter que fazer mas não é obrigado fazer mas a pessoa devia se concientizar

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  6. Também acho. Principalmente um saco ter que aceitar tanto comentário idiota, mas c´est la vie.

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  7. Isso não é questão de se ter coragem ou não para usá-las, mas o fato de quem nem sabe o que está falando, tampouco o que está pensando… A informação é o principal, mais ainda o bom senso

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  8. eu acho q tem umas pulserinhas q não vale apena usar + eu vou usar a Amarela, Laranja, Roxa e a verde.
    essas eu acho legau não vejo poblema em usar essa cores
    oq vcs acho sobre minha opinião ???

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  9. Pra mim isso é maior besteira!
    Faz o mandado se quizer porque quem curte a moda usa por moda agora quem quer levar por outro lado aí ja num é ninguém que faza cabeça..

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  10. Bom eu tinha milhões dessas pulseiras’
    Mais eu ñ sou burra vendi tds elas’
    Assim depois q uma amiga minha levou o jornal pra escola dizendo coisas sobre isso,eu peguei o jornal li e acreditei siim’
    Peguei uma fita e colei na parede da escola para tds vêem’
    Muitos meninos idiotas ñ sabiam disso,mais depois q souberam aí q comessaram a usar ainda mais essas pulseiras’
    Muitas pessoas da escola já deiram de usar pq na escola onde estudo esses jogos já viraram MODA’
    Tem uma menina na minha sala q vai com 20 pulseira dessas d cores difarentes…Ela ñ se valoriza’…Os meninos pegam na perna dela,na bunda…E o pior é q o colégio tem câmeraaa mais ela deixa os meninos fazerem isso’
    Isso é orrivél se la soubesse…Ñ se valoriza…As meninas fikram com ódio dela pq ela tá fikndo a maior kenga do colégiooo’

    Eu acredito sim nesses signifikdos mais eu ñ uso pq ñ quero pois sou do tipo q ñ deixo porcarias de plástico com signifikdos idiotas me deixarem abater’

    Qm qr jogar q jogue pois vc ñ vai ser forssada a isso’E se vc jogar pq vc é a maior rapariga do colégioo’

    Se dê ao respeito pow’
    Use as pulseiras siim’
    Mais jogue se quiser’
    Vc ñ é forssado a fazer aquilo q ñ qr’

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  11. Para o ator pornô – querido, se vc está feliz com sua opção (e profissão) a gente já entendeu! agora o que isso tem à ver com as ridículas pulserinhas? seria apenas uma forma de expressar suas “aptidões” heheheheheheh!
    se cuida!

    Abraço

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  12. Eu achava que era so uma pulseira e ate pensei em pedir dinheiro a os meus pais para comprar ate que eu fiquei sabemdo diso eu achei um absurdo.

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  13. eu comprei umas pulseiras para minha menina de 11anos,quando fiquei sabendo ela mesma me entregou tudo e jogamos fora.fiquei horrorizada pois ela mesma me explicou o que significava as cores,pois tinha visto em um programa de tv.todas as mães tem que se concientizarem e jogar tudo fora.as crianças são inocentes não merecem essa falta de respeito.

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  14. na minha opinião as famosas pulseirinhas não tem maldade nenhuma .esse jogo é da Inglaterra e não do brasil porisso que eu acho isso uma bobagempois eu tenho 18 anos e uso essas pulseiras sem preconseito pois eu moro no brasil e não na Ingraterra!

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  15. meu esse bagulho de sexo não tem nada a ve r na minha scl todo mundo usa e não tem nada a ve até eu uso

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  16. Eu Acho isso um absurdo fazer de uma simples pulseira um símbolo sexual so os iglÊses mesmo
    mais eu usaria mais ñ participaria do jogo

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  17. eu acho um absurdo esse negocio de pulseira de sexo.Até eu que tenho só 11 anos ja estou sabendo a muito tempo!!!

    e concordo com vc Semíramis!!!

    a minha avó viu um programa de tv a um tempo e fez eu prometer que nunca + eu iria usar essas pulseiras!!!
    e eu queria q alguem me informasse oq significa estas cores aseguir:

    branca

    transparente

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  18. eu acho q nao e uma pulceira que vai leva uma pessoa a estas coisas abisurdas eu acho q as pessoas devem evitar usar

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  19. Vamos pensar o seguinte: vc gostaria que uma filha sua, usando inocentemente uma pulseira na escola, tivesse sua pulseira arrebentada por um cara- lembre-se que nas escolas há alunos das mais diferentes faixas etárias, tivesse que fazer sexo com ele ? e se ela fosse menor? vc gostaria que ela fosse molestada? eis aí o motivo dessa publicação. Pena que muita gente é ignorante e o pior de mente vazia estar apoiando essa prática medíocrre.

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  20. Mais idiota é a postura de quem não vê o problema, apesar dele estar acontecendo, inclusive nesse mesmo post há comentários que mostram isso muito bem: que esse é um problema real e que está acontecendo em nossas escolas.
    Respondi ao comentário de uma suposta criança o qual dizia que se os pais não a proibissem, ela usaria sim, pois queria ser popular na escola dela .

    Agora, falta de educação, guria, é a sua que vem no blog dos outros para ofender. Se vc não sabe como respoder com educação, não se dê ao trabalho de postar sua ” desnecessária” opinião. Aliás, vá estudar pois a quantidade de erros de português que havia no comentário me fizeram o apagar, por tanta vergonha.

    Quem não sabe debater, não deveria de abrir a boca – nesse tópico os comentários acabaram. Há coisas mais úteis para se ler e aprender por aqui.

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  21. haa acho isto um a bobera pois eu usava
    estas cores
    » Roxa;;; já dá direito a um beijo com língua;
    » Cor-de-rosa ;;; menina tem de lhe mostrar o peito;
    » Vermelha ;;; tem de lhe fazer uma lap dance;
    Preta ;;;significa fazer sexo com o rapaz que arrebentar a pulseira;
    nao uso +++
    beijoss bianca

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  22. tipo….asho q funciona assim.. se você quer brincar….brinque..mais se der algum problema…depois naum reclame.Ou se você quer continuar usando pulseiras coloridas(que não deixa de ser mania entre maninas e maninos.)imponha respeito.Sobre qualquer circuntancia,isso é livre arbítrio.Mais no momento isso deveria ser proibido a crianças de 5 a 12 anos que ainda não tem muito conhecimento de seus atos e consequencias.

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  23. Ai cara, eu nem sabia disso friquei
    sabendo hoje, depois que um amigo me disse:
    -Vc esta usando estas pulseiras, sabia que isso tem um signinificado de sexo?
    Ai eu quis saber mais e le esse artigo, eu nunca mais vou usar essas pulseiras!!!!!
    As cores que eu usava era: Roxa e Rosa!!!
    E é verdade as meninas que usam preto e dourado, são as mais populares la da sala de aula!!!!

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  24. vou deixar bem claro…
    adoro essas pulseiras super legais
    ñ levo nada disso de sexo a sério
    acredita kem kiser e joga kem gostar
    e kem ñ gosta e pretende jogar fora é so me dar!

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  25. olha na minha escola eu usava ate um garoto puxa a minha e disse q eu tinha q transar com ele e eu moro no brasil e em RO capital mas eu disse vc e loco pq nao sabia DEPOIS Q FIQUEI SABENDO ai eu joguei tudo fora nunca mais usi mas nem todo mundo acredita. bjs de ESTER.

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  26. aff nada a veer
    issu gente a pessoa
    so vaih fazeer issu se ella quizeer
    nigeuimm vaiih obrigaar fazeer issu nadaa a veer
    nuss eu fiiko putaa de raaiva coom issu eu ussso siim eu voou continuar usaandoo =]

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  27. Eu já tinha lido qualquer coisa sobre isso mas confesso que não liguei muita importância. Na realidade é é absurdo e o pior é que os pré-adolescentes e adolescentes muitas vezes levam estas palermices a sério. É bom alertar os pais, sim!

    Abraços
    Luísa

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  28. Nossa eu tenho um montão dessas pulseiras, eu ia com todas pra escola,só que to de férias,
    ainda bem que lá na escola acho que ninguem sabia desse jogo !
    aff que negócio chato,quem inventou isso não tem o que fazer ¬¬’
    eu fiquei surpreesa com essa noticia!

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  29. Nem sei o q dizer…mas eles encararem isso como simbolo de respeito?? Para ser respeitado, daqui a pouco, a pessoa vai ter q já nascer desvirginada?? Tá louco!! Não demora muito a própria virgindade natural será criminalizada…

    BJs!

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  30. Para de palhaçada e caretice gente usa que quer e ninguem e obrigado a usar
    eu num to nem ai pros siggnificado das pulseiras quem usa sou eu e ninguem paga o ipva da minha bicicleta

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  31. noossa, nem sabia diisso DD:

    eu tenho miiil dessas pulseiiras, e quando eu vou na escola uso sóo preta :xx

    que horror. mesmo assim, não vou deishar de usar, afinal, aqui no Brasil não chegou essa ‘mania’ tãao ruim ://

    e o pior é que as pulseiras são tão bonitiinhas DDD:

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  32. As pulseiras não são o mal em si, né mesmo? o mal está no uso e não na peça!
    Outra: Maicon, não entendi seu comentário, o que isso tem haver? vc tem o direito de ser o que vc quiser. Aqui é um alerta para os pais de adolescentes, os adultos, sinceramente, façam lá o que bem entenderem!

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  33. achei um absurdo eu acho q quem quer jogar fazer oq? mas tem gente q só acha bonito a pulseira é antiga e bonita

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  34. O ser humano é muito inteligente, é uma pena que não usem essa inteligência para coisas mais úteis, ao invés de ficar atribuindo significados idiotas para plástico.

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  35. em minha escola essa moda já chegou,as meninas usam todas as cores,mas nenhum menino estoura a pulseira para satisfazer o que cada cor significa,colocam elas porque acham bonito.elas usam mais ou menos umas 30 ou mais pulseiras no braço.

    sorriso-mt

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  36. Essa parada chegou aki no df e na escola a 2 quadras daqui de casa houve confusão pois um garoto rasgou a blusa da golega de classe pq dizendo ele ela tinha que mostrar os peitos.
    mas o pior não e isso , o pior e que tem pessoas vendendo essas pulseiras na porta das escolas de ensino fundamental.

    se eu pego um vendedor desses , bato tanto nele

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  37. Isso não é questão de se ter coragem ou não para usá-las, mas o fato de quem nem sabe o que está falando, tampouco o que está pensando… A informação é o principal, mais ainda o bom senso.
    Conselho de professora : estude, o estudo é seu maior guia e maior virtude – nada nem ninguém poderá te tirar isso.

    Com carinho

    Semíramis

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