Blogagem Coletiva Cecília Meirelles

cecilia1
Cecília Meirelles

Hoje é dia de homenagear a grande poetisa brasileira, Cecília Meirelles. Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Foi a única sobrevivente dos quatros filhos do casal. O pai faleceu três meses antes do seu nascimento, e sua mãe quando ainda não tinha três anos. Criou-a, a partir de então, sua avó D. Jacinta Garcia Benevides. Escreveria mais tarde:

“Nasci aqui mesmo no Rio de Janeiro, três meses depois da morte de meu pai, e perdi minha mãe antes dos três anos. Essas e outras mortes ocorridas na família acarretaram muitos contratempos materiais, mas, ao mesmo tempo, me deram, desde pequenina, uma tal intimidade com a Morte que docemente aprendi essas relações entre o Efêmero e o Eterno.
Mãe, mulher, professora, diplomata, Cecília Meirelles foi uma mulher à frente de seu tempo, pois conseguiu externar toda a sensibilidade e fragilidade de mulher numa aura filosófica, quase onírica, sem perder o contato com a realidade de seu povo  e suas preocupações com o social (principalmente com a educação, sendo ela uma das signatárias do manifesto dos pioneiros da educação Nova de 1932, onde foram elaborados as estratégias educacionais utilizadas ainda hoje, em rompimento com a escola tradicional)
Desta Forma, homenageio cecília com uma coletânea de imagens com algumas de suas frases e poemas que exprimem bem seu pensamento que foi a marca de um período cultural expressivamente único na história da literatura do País.
Confiram detalhes da vida e obra de Cecília Meirelles no Educando O Amanhã
abraços
Se
cecilia2
ceciliameireles
diosds1
poeisa_cecilia_meireles_051

(…) Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade.

(…) Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão. Essa foi sempre a área de minha vida. Área mágica, onde os caleidoscópios inventaram fabulosos mundos geométricos, onde os relógios revelaram o segredo do seu mecanismo, e as bonecas o jogo do seu olhar. Mais tarde foi nessa área que os livros se abriram, e deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinação tão harmoniosa que até hoje não compreendo como se possa estabelecer uma separação entre esses dois tempos de vida, unidos como os fios de um pano.”

5 comentários

  1. A vida dela foi,triste sem conviver com seus pais.. gostei muito cicília meirelles

    Curtir

  2. Oi, Helena
    Esteja a vontade, viu!?Apenas mantenha os créditos desse modesto bloguinho!
    beijo e muita paz

    Se

    Curtir

  3. Helena disse:

    AMEI seu blog. Colocando os devidos cráditos, espero que não se importe de eu pegar a imagem da poesia de fundo preto e com a rosa branca no topo?
    Colocarei no meu blog e, se não quiser que esteja lá, apenas me fale que retiro.

    Curtir

  4. Karina disse:

    que legal..
    Estou estudando coisas da cecília meireles,cada coisa interesante da viida dela!
    A vida dela foi,triste sem conviver com seus pais..

    ameii!!
    😀

    Curtir

  5. Querida Semíramis,

    OBRIGADA! OBRIGADAAAA! OBRIGAAADDDDDDDAAAA!
    Estou muuuuiiito feliz com a sua participação.
    Já falei mas preciso repetir : Adoro minhas queridas do Blogs Educativos !!!
    Aceite o meu agradecimento e afeto.
    Mil beijinhos!
    Com carinho,

    Leonor Cordeiro

    Curtir

Os comentários estão encerrados.